QUEM SOMOS

Bonito, MS, Brazil
Conheça Bonito... com quem conhece Bonito. Visite www.ygarape.com.br

terça-feira, 30 de abril de 2013

Richard Brownsdon escreve sobre a sua estadia em Bonito

Richard Brownsdon - jornalista e blogueiro inglês, dedicando seu trabalho a Empresas Sociais e Eco Viagem. Seu trabalho do dia a dia inclui a escrita, fotografia, filmagem, e marketing digital. Fundador da Inspiring Adventures. Seu objetivo é ajudar você a conhecer e conectar-se com pessoas incríveis ao redor do mundo. Explorar, inspirar, conectar e criar.


"Esta cidade pequena, de crescimento rápido, localizada na região central do Brasil, foi a minha casa durante 3 dias.




Graças á recomendação do Fabio Pellergini, eu consegui entrar em contato com uma das principais operadoras turísticas de Turismo Responsável em Bonito - Ygarapé.

O fundador da Ygarapé - Juca Ygarapé, realmente parece ser pai do eco-turismo em Bonito. Ao longo dos últimos 20 anos, ele descobriu muitas das atrações da região. Juca é o homem que a Discovery Channel ou a National Geographic ligam quando precisam de ajuda de um especialista local (Juca me mostrou os vídeos da Expedição Sucuri, durante a qual ele introduziu a cobra aos cientistas e foto-jornalistas profissionais).

Ao longo dos anos, o Juca e seus amigos tem sido responsáveis por concepção e introdução de muitos dos princípios que dão orientação e ajudam a manter o trade turístico daqui sustentável.






Bonito é famosa por suas águas cristalinas. Alguns rios têm visibilidade de 40 metros debaixo d'água - isso é incrível. Hoje em dia há um limite para o número de turistas e tamanho dos grupos que podem visitar os passeios.

Durante a flutuação somos lembrados de não tocar o leito do rio para não perturbar o ambiente natural. Também, não é permitido o uso de protetor solar e repelente de insetos, porque isso afeta o ecossistema delicado. Estas medidas para preservar o meio ambiente sem deixar de compartilhá-lo com os turistas estão dando bons frutos para a Ygarapé e o resto do trade turístico de Bonito.

Me juntei ao grupo de snorkel, de cerca de 12 pessoas, no Rio da Prata.
O passeio começou com uma curta caminhada por trilha interpretativa na floresta (usando as roupas de neoprene!). Depois da caminhada chegamos a uma espécie de lagoa. Cerca de 100m de diâmetro, a lagoa estava cheia de peixes. É um pouco como estar em um aquário natural.

Uma vez na água, não demorei muito para acostumar a ver grandes Pacus, ou estar ameaçadoramente acompanhado por enormoes, carnívoros Dourados. Aqui há também dezenas de espécies de peixes pequenos - alguns deles gostam de biliscar a pele morta das nossas pernas e braços. Não obstante, não é como as Piranhas do Pantanal. Outra coisa que nunca tinha visto, foram as fontes de água subterrânea, borbulhando no leito do rio, parecendo uma estranha sopa de areia. Durante o passeio de 3 horas, descemos o rio observando os peixes, claramente visíveis desde bem na nossa frente até 20 metros de distância.


Certamente esse snorkel foi um destaque para mim. Se você quiser compartilhar os detalhes dessa experiência subaquática com seus amigos - não esqueça de levar uma câmera subaquática. Eu esqueci a minha, então você vai ter que imaginar!

Outra maneira de se molhar em Bonito é fazendo o passeio de Bote no Rio Formoso. Descemos o rio nesse barco passando por cima de pequenas cachoeiras com um bom mergulho final. Porém, essa é mais uma aventura familiar do que uma aventura inspiradora!


Se o passeio de barco parece tranquilo demais para você, então talvez o mergulho no Rio Formoso seria mais divertido e desafiador. Nas boas mãos do guia de mergulho Benicio Silveira, ambos os novatos e mergulhadores experientes têm a oportunidade de mergulhar no rio, e até passar por baixo de uma cachoeira.

Eu já tinha experiência de mergulhar no mar. Este foi o primeiro mergulho depois de cerca de 6 anos, e a primeira vez em um rio. Por algum motivo, um par de Dourados gigantes resolveu seguir e acompanhar a gente. Eles pareciam um pouco os cães de guarda, patrulhando a água. Provavelmente estavam apenas procurando um lanche fácil - por sorte não meus dedos!

No final do mergulho, emergindo de baixo d'água surpreendendo um grupo de turistas que estavam flutuando felizes em cima de grandes aneis de borracha chamados também de Boia Cross. Eu me senti como se estivesse nas forças especiais mas sem as armas de fogo e equipamento de guerra. Foi bom, e deu para perceber que o Bennie gosta do seu trabalho, virando de cabeça para baixo para tirar as fotos e apontando os peixes pequenos, mais raros, ao longo do percurso.

A última atração aquática a mencionar é a Gruta do Lago Azul, uma caverna subterránea escondendo um misterioso lago de águas luminosas  e azuis. Mais uma vez, o número de turistas que podem visitar o lugar é limitado e estritamente monitorado. A bela caverna abriga um lago azul de água excepcionalmente clara. Aparentemente, os turistas costumavam nadar aqui, mas hoje em dia essas águas estão protegidas de nós -  banhistas sujos!



Se você gosta de destinos aquáticos, Bonito é o lugar perfeito para se divertir!"



Para visualizar o texto original desta postagem clique aqui.

Richard visitou Bonito em março de 2013. Leia mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário